13 de mar. de 2014

Newsweek afirma ter encontrado o criador do Bitcoin


Satoshi Nakamoto. Será o verdadeiro?
" Em uma matéria publicada nesta quinta-feira, a revista norte-americana Newsweek afirma ter encontrado o verdadeiro Satoshi Nakamoto, o homem que criou o Bitcoin. Japonês de origem, o suposto inventor está hoje com 64 anos, tem seis filhos e mora com a mãe de 93 anos em San Bernardino, cidade próxima a Los Angeles, nos EUA.
De acordo com a publicação, a descoberta veio depois de dois meses de investigação, durante os quais a repórter Leah Goodman conversou com diversas pessoas próximas a Nakamoto. Tentativas de falar com o próprio inventor, aliás, não foram muito bem-sucedidas, mas em um dos poucos sucessos, ele teria admitido seu envolvimento com a moeda criptográfica.


A dificuldade para encontrá-lo estaria no fato de que existem vários “Satoshis Nakamotos” pelos EUA, incluindo perfis falsos pelo LinkedIn. O verdadeiro inventor da moeda, aliás, ainda teria passado os últimos quarenta anos usando um novo nome, Dorian Prentice Satoshi Nakamoto, o que tornou a tarefa de achá-lo ainda mais complicada.



O homem por trás do bitcoin teria começado a trabalhar na criação da moeda em meados de 2008, quando um trabalho científico atribuído a Satoshi Nakamoto fora publicado em uma lista de e-mails privada. Por anos, achou-se que o nome seria um pseudônimo, especialmente depois de Nakamoto deixar a unidade monetária criptográfica de lado. A invenção acabou sendo levada para frente por desenvolvedores da comunidade open source, e é hoje, de certa forma, administrada pela organização sem fins lucrativos Bitcoin Foundation.






Repercussão – A reportagem da Newsweek não foi tão bem recebida pelos leitores, que criticaram a publicação por expor demais um homem que não queria ser descoberto – a matéria traz até mesmo uma foto da casa do suposto inventor.
O texto também não convenceu a comunidade de bitcoin, que se manteve cética em relação ao fato de o personagem da matéria ser realmente o criador da moeda."


fonte: Info Abril/Gustavo Gusmão


__________________________________________________________________________________________________





Mas que é Bitcoin?


Bitcoin é uma moeda virtual criada por volta de 2008 por um programador, cujo pseudônimo era Satoshi Nakamoto. A Bitcoin não depende de nenhum banco central, governo ou entidade para influenciar o seu valor. Apenas o mercado o define, oferta e demanda.

Além disso as transferências de fundos são feitas de forma totalmente anônima, através de protocolos criptografados; não existem dados pessoais dos negociantes, apenas uma chave que é como o endereço da conta que vai pagar ou receber. Até por isso, a segurança é sempre um aspecto muito importante nas transações de bitcoin, pois se a chave criptografada for descoberta, seu dono pode facilmente ver seu patrimônio desaparecer, sem ter como ou com quem reclamar. Mas é um sistema bem seguro, de maneira geral.

Hoje, um Bitcoin está cotado em 630 Dólares americanos.




Pequenos mineradores USB em série
A idéia do projeto foi espalhar uma determinada soma por toda a internet, criptografada e escondida em blocos de código. Quem desejar ter Bitcoin deverá "mineirar" a rede em busca desses códigos, e ao decifrá-los, pronto, tem Bitcoins. Um simples computador doméstico tem pouca capacidade de processamento para conseguir algum valor significativo. Costumam formar-se grupos de mineradores, onde muitos computadores trabalham em rede para "quebrar" um bloco de código mais rapidamente, e os lucros são repartidos.





Um minerador "profissional"
Existem atualmente computadores e acessórios construídos especificamente para minerar bitcoin; são caros, consomem muita energia e produzem muito calor, mas conseguem decriptografar grandes quantidades de código. Brasileiros já possuem exemplares dessas máquinas. 









Qualquer pessoa pode baixar o "miner" , que é o programa decodificador e sair em busca do seu tesouro. Existem sites que distribuem pequenas quantidades de bitcoin gratuita e diariamente. Você informa a sua chave e algumas horas depois, sua carteira virtual tem um pouquinho mais de saldo.
Há movimentação de compra e venda de Bitcoin como de qualquer moeda, e você pode usá-la para comprar coisas também, como um dinheiro qualquer.


Para saber mais:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Bitcoin


The Bitcoin Foundation