25 de fev. de 2014

De braços cruzados

Ei eu estou aqui...
Provavelmente você já deve ter visto ao navegar pela web alguma propaganda (geralmente oferecendo soluções de tráfego para sites ou soluções financeiras) em que  duas, três ou mesmo muitas pessoas olham fixamente para a câmera, via de regra - de braços cruzados, e na maioria das vezes, carrancudos também.

Se esses anúncios tivessem passado por qualquer agência de propaganda mediana, essas imagens jamais apareceriam. Entretanto sabe-se lá por que razão, passaram a associar pessoas com os braços cruzados com alguma coisa relacionada a decisão, determinação, disponibilidade, disposição em resolver o  problema do cliente.




Eu jamais daria meu dinheiro ou meu site para uma empresa que veicula esse tipo de imagem como parte de sua filosofia de trabalhoe explico as razões.
 
Existe uma ciência chamada Kinésica ou Quinésica, que se dedica a estudar a linguagem corporal, o significado das nossas posturas, que nem sempre dizem a mesma coisa que estamos verbalizando. 

É um campo tão interessante, que tentarei desenvolver mais artigos sobre o assunto, mas no momento fiquemos com os braçoes cruzados.




Mêdo.....
De Acordo com a Quinésica, braços cruzados indicam uma variedade de significados, dependendo da situação. Pode ser uma forma de se resguardar, de se proteger ou de mostrar medo, timidez, força ou poder (uma fortaleza). Como também uma pessoa com os braços cruzados pode, simplesmente, ser fria. De uma forma geral demonstra uma posição defensiva.

Vamos nos lembrar das greves. Qual a imagem mais utilizada para simbolizar um movimento grevista?
Trabalhadores com os braços cruzados.




Pesquisas demonstram que  uma mensagem tem impacto sobre o receptor na seguinte proporção:


-  07% - palavras ( o que a pessoa diz)
-  38% - tom de voz e inflexão ( a maneira como fala)
-  55% - postura do corpo, olhos, mãos, braços, pernas, dedos (expressão e gestos)




Não confie nesse sorriso... (o do fundo nem se dá ao trabalho de olhar)
Ora, por que eu entregaria meu dinheiro ou a divulgação de meu site a pessoas que de cara se apresentam para mim com os braços cruzados?












Você acredita que ele fará algo?




Pessoas que me dizem pela postura que não farão nada por mim, e estão apenas defendendo-se friamente e com distanciamento.














Claro que isso continuará a ser mostrado mundo afora, mas o empresário virtual que tiver a percepção das consequências negativas e inconscientes que uma simples imagem pode trazer ao seu público, certamente adotará uma imagem postural diferente nas fotografias que associar ao seu negócio, e provavelmente terá resultados que o diferenciarão da concorrência.  Isso vale para o que publicamos também.